Saiba mais sobre Restauração Ecológica e Reflorestamento

Saiba mais sobre Restauração Ecológica e Reflorestamento

É muito comum associarmos ecologia apenas às florestas, não é? Não é um pensamento errado, porém, para entendermos todos os trabalhos que são feitos para recuperá-las precisamos saber mais sobre todas as interações que ocorrem ali. Projetos de restauração e reflorestamento lidam com os chamados ecossistemas degradados ou alterados. Continue lendo para entender melhor!

Restauração Ecológica

A Restauração Ecológica, no Estado de São Paulo, é orientada pela Resolução SMA nº 32/2014, sendo definida como “intervenção humana intencional em ecossistemas degradados ou alterados para desencadear, facilitar ou acelerar o processo natural de sucessão ecológica”. Tem-se como objetivo, a recomposição da vegetação nativa de determinada área. Para o Estado de São Paulo, objetiva-se a recomposição de vegetação do Bioma Mata Atlântica ou do Cerrado.

Restauração Ecológica não é o mesmo que Recuperação Ambiental, pois apresentam objetivos diferentes. Ao contrário da restauração, a recuperação ambiental visa a restituição de área degradada ou alterada apenas à condição não degradada, sem buscar o estabelecimento da vegetação nativa original.

Restaurar ecologicamente um ambiente engloba diversos processos e ações, incluindo o reflorestamento. Para utilizar os processos corretos e de forma que o projeto de restauração seja eficiente gerando resultados satisfatórios e alcançando o objetivo esperado, é necessário analisar aspectos particulares do ecossistema a ser recomposto, tais como:

  • Bioma e Vegetação Original e Atual da área;
  • Condições do terreno: Declividade, Fatores de Perturbação, Incidência de vegetação exótica, Solo e Dinâmica Hídrica;
  • Caracterização do entorno e Identificação do Potencial de Regeneração natural;
  • Localização e área total objeto do projeto;
  • Definição dos métodos de restauração ecológica mais adequada à área.

Restituir a integridade e a qualidade ambiental de um ecossistema não é uma tarefa fácil e muito menos rápida. Além do longo tempo para os resultados, mínimo de 3 anos, é preciso um estudo profundo sobre o local para que um projeto de reestruturação da trajetória desse ecossistema atinja o ideal e não desequilibre o meio ambiente.

Ao estudar o ecossistema degradado, é importante também analisar a forma como a fauna, a flora, o clima, o solo e até mesmo os micro-organismos interagem. Cada detalhe da natureza é importante para o equilíbrio e tudo deve ser muito bem observado antes de iniciar qualquer processo. A Restauração Ecológica está ligada à melhoria da qualidade do meio ambiente, qualidade de vida e do bem-estar das populações humanas.

Reflorestamento

O Reflorestamento compreende um dos métodos possíveis de restauração ambiental, compreendendo a execução do plantio de espécies nativas características da região onde a restauração será realizada, podendo estar ou não conjugado com a regeneração natural do local.

Esse é um dos processos mais conhecidos, tanto por especialistas, quanto por leigos. É um método muito difundido e utilizado para atendimento às compensações ambientais.

O reflorestamento, basicamente, é a ação de plantar árvores em locais onde elas já existiram. O fato de ser um local desmatado faz com que o trabalho de reflorestamento seja mais complexo, visto que será preciso pensar nas espécies que serão replantadas e na possível distribuição pela área disponível. No Estado de São Paulo, o emprego da técnica de plantio é orientado pela Resolução SMA nº. 32/2014, que apresenta as diretrizes e valores intermediários de referência para o monitoramento dos Projetos de Restauração Ecológica para cada tipo de vegetação.

A conformidade com as árvores nativas e a diversidade no momento de reflorestar são fatores essenciais para manter a estabilidade do ecossistema degradado ou alterado, e plantar de forma diversificada garante a variabilidade e sucessão das espécies. Preencha o nosso formulário online para tirar dúvidas e conhecer o nosso trabalho!

Existem muitos ecossistemas precisando de ajuda no nosso país e cuidar deles é melhorar a qualidade de vida de todo nós. Entre em contato conosco de forma rápida e prática utilizando o WhatsApp!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite Atendimento