O que é o Monitoramento da Fauna Silvestre?

O que é o Monitoramento da Fauna Silvestre?

O monitoramento da fauna silvestre é um procedimento extremamente importante. Ele faz parte dos procedimentos necessários para licenciamento ambiental dos empreendimentos, e é essencial para preservar a biodiversidade e o habitat de diversas espécies animais.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é o monitoramento de fauna silvestre, por que é tão importante e como deve ser feito. Acompanhe conosco!

O que é o monitoramento da fauna silvestre?

O monitoramento da fauna silvestre é um programa que busca avaliar as populações de animais silvestres que ocorrem em determinado habitat. Normalmente, esse é um procedimento exigido durante o processo de licenciamento ambiental de empreendimentos poluidores ou potencialmente poluidores.

O processo é normatizado no Brasil pelo IBAMA. O seu objetivo principal é observar o impacto, positivo ou negativo, da instalação ou do funcionamento de um determinado empreendimento que está localizado em área de habitat da fauna silvestre.

Ele é particularmente importante na instalação de:

  • Portos;
  • Aeroportos;
  • Usinas hidrelétricas;
  • Rodovias.

Geralmente, o monitoramento é exigido pelo órgão regulador do meio ambiente no estado em questão, e deve ser feito de acordo com as normas do IBAMA e desse órgão. O fundamental é responder se o número de espécies ou exemplares diminuiu.

Se quiser saber mais sobre os tipos de monitoramento existentes, preencha nosso formulário e responderemos suas dúvidas. Caso prefira, entre em contato através do nosso WhatsApp.

Por que é importante fazer o monitoramento da fauna silvestre?

O monitoramento da fauna silvestre é importante tanto para o empreendimento quanto para a preservação da fauna. Portanto, é um procedimento fundamental quando há o funcionamento de empresas em áreas que funcionam como habitat para animais silvestres.

Monitorar a fauna silvestre é fundamental para a empresa por motivos de lei. Caso o monitoramento não seja feito, o licenciamento ambiental não é concedido. Sem o licenciamento, a empresa pode sofrer diversas sanções e perder financiamentos e parcerias.

Portanto, é essencial para a companhia realizar o monitoramento de acordo com o exigido pelos órgãos.

Além disso, o monitoramento da fauna silvestre é fundamental para garantir a preservação das espécies. A partir dele, é possível ter uma avaliação real da quantidade de espécies e animais na região.

Com isso, é possível seguir em frente com estratégias de preservação ou até mesmo de salvamento de espécies ameaçadas. Assim, as ameaças à biodiversidade podem ser atendidas com agilidade e evitar a extinção de espécies preciosas para o equilíbrio ecológico.

Como é feito o monitoramento da fauna silvestre?

Como já mencionado, o monitoramento está sujeito às normativas regulamentadas pelo IBAMA. De forma geral, ele é feito através de métodos científicos de coletas de dados primários e secundários. É importante obter uma amostra que seja representativa da situação geral do habitat.

Através dos dados, diferentes parâmetros ecológicos são avaliados. Isso inclui informações como riqueza ecológica, diversidade e abundância das espécies e a sua relação com as atividades da empresa. Assim, é possível ter uma análise precisa do impacto das atividades humanas sobre o habitat.

Quer saber mais sobre monitoramento da fauna silvestre e outras ações de preservação do meio ambiente? Então, preencha o formulário disponível em nosso site. Se preferir, entre em contato conosco através do Formulário e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite Atendimento