Monitoramento Ambiental: entenda esse conceito!

Monitoramento Ambiental: entenda esse conceito!

O Monitoramento Ambiental está previsto na Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), regulamentada pela Lei Federal nº. 6.938/1981, que, com os seus princípios, dentre eles o Acompanhamento do Estado da Qualidade Ambiental, tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, assegurando um desenvolvimento sustentável ao País. 

Entende-se por meio ambiente, de acordo com a PNMA, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas, e por degradação da qualidade ambiental, a alteração adversa das características do meio ambiente. 

Desta forma, o Monitoramento Ambiental é uma das ferramentas mais importantes para a gestão e acompanhamento da qualidade ambiental, dada a importância em avaliar os impactos das ações humanas ou até mesmo transformações naturais sobre o meio ambiente.

Caso você tenha dúvida no que consiste o Monitoramento Ambiental, a sua importância e como é feito, este artigo vai ajudar você com estas respostas.

O que é Monitoramento Ambiental?

Para começar, é preciso entender o que é o Monitoramento Ambiental. A ideia é bem simples: trata-se de um conjunto de processos para a coleta de dados de forma contínua e sistemática, com o intuito de acompanhar a evolução das variáveis ambientais, que podem ou não se alterar, positiva ou negativamente, em decorrência de ações do homem ou mesmo alterações naturais, em determinado local.

O objetivo é identificar, avaliar e controlar a qualidade ambiental de determinado ambiente visando a adoção, quando necessário, de medidas de mitigação, recuperação, melhoria ou manutenção da qualidade ambiental.

Para que serve o Monitoramento Ambiental?

Portanto, o Monitoramento Ambiental tem um objetivo muito claro. O foco é desenvolver e implementar soluções de correção, recuperação, preservação e conservação dos diversos ambientes.

O Monitoramento Ambiental é uma ferramenta de controle que pode ser aplicada em diferentes atividades dentro da Consultoria Ambiental, em grande ou pequena escala, sendo amplamente utilizado para:

  • O Gerenciamento de Áreas Contaminadas;
  • Durante a realização de obras públicas ou privadas;
  • A recuperação ou restauração de áreas degradadas;
  • Monitoramento da Fauna Silvestre;
  • O Controle e Monitoramento da Qualidade das Águas, Solo e Ar;
  • Dentre outras.

Para isso, o Monitoramento Ambiental é adequado conforme a necessidade, sendo observados os dados e parâmetros pertinentes ao caso, levando em consideração a atividade desenvolvida e os fatores necessários para se manter a qualidade ambiental do local, recursos ambientais e população.

Então, quer conhecer mais sobre o assunto ou fazer um estudo na sua região? Entre em contato por WhatsApp ou email e tire suas dúvidas!

Como se dá o Monitoramento Ambiental?

Normalmente, o Monitoramento Ambiental é feito em escalas, com reações específicas para o grau de alerta de determinado ambiente, podendo ser resumidos e divididos em micro escala e macro escala.

O primeiro é o em micro escala. É aquele em que o escopo é mais específico, por exemplo, uma fábrica que emite gases cujo impacto precisa ser estudado. Neste caso, o objetivo do monitoramento é garantir que as emissões atmosféricas do empreendimento atendam a legislação pertinente, não prejudicando a qualidade ambiental local.  

Já o estudo em macro escala, tem um escopo com maior abrangência, analisando áreas geográficas mais extensas, apesar de também ter um objetivo de monitoramento específico. Um exemplo é o monitoramento de obras rodoviárias focando na mitigação nos impactos negativos nos recursos naturais existentes ao longo das obras. 

O Monitoramento Ambiental é essencial para garantir a saúde do planeta em que vivemos. É uma forma de entender os nossos impactos além da sua evolução natural.

Então, se ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, quer conhecer mais ou entender como fazer um estudo de monitoramento ambiental, entre em contato conosco por meio do formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite Atendimento