Assessoria e Consultoria Ambiental e Sustentabilidade

Monitoramento Ambiental: entenda esse conceito!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Monitoramento Ambiental está previsto na Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), regulamentada pela Lei Federal nº. 6.938/1981, que, com os seus princípios, dentre eles o Acompanhamento do Estado da Qualidade Ambiental, tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, assegurando um desenvolvimento sustentável ao País. 

Entende-se por meio ambiente, de acordo com a PNMA, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas, e por degradação da qualidade ambiental, a alteração adversa das características do meio ambiente. 

Desta forma, o Monitoramento Ambiental é uma das ferramentas mais importantes para a gestão e acompanhamento da qualidade ambiental, dada a importância em avaliar os impactos das ações humanas ou até mesmo transformações naturais sobre o meio ambiente.

Caso você tenha dúvida no que consiste o Monitoramento Ambiental, a sua importância e como é feito, este artigo vai ajudar você com estas respostas.

O que é Monitoramento Ambiental?

Para começar, é preciso entender o que é o Monitoramento Ambiental. A ideia é bem simples: trata-se de um conjunto de processos para a coleta de dados de forma contínua e sistemática, com o intuito de acompanhar a evolução das variáveis ambientais, que podem ou não se alterar, positiva ou negativamente, em decorrência de ações do homem ou mesmo alterações naturais, em determinado local.

O objetivo é identificar, avaliar e controlar a qualidade ambiental de determinado ambiente visando a adoção, quando necessário, de medidas de mitigação, recuperação, melhoria ou manutenção da qualidade ambiental.

Para que serve o Monitoramento Ambiental?

Portanto, o Monitoramento Ambiental tem um objetivo muito claro. O foco é desenvolver e implementar soluções de correção, recuperação, preservação e conservação dos diversos ambientes.

O Monitoramento Ambiental é uma ferramenta de controle que pode ser aplicada em diferentes atividades dentro da Consultoria Ambiental, em grande ou pequena escala, sendo amplamente utilizado para:

  • O Gerenciamento de Áreas Contaminadas;
  • Durante a realização de obras públicas ou privadas;
  • A recuperação ou restauração de áreas degradadas;
  • Monitoramento da Fauna Silvestre;
  • O Controle e Monitoramento da Qualidade das Águas, Solo e Ar;
  • Dentre outras.

Para isso, o Monitoramento Ambiental é adequado conforme a necessidade, sendo observados os dados e parâmetros pertinentes ao caso, levando em consideração a atividade desenvolvida e os fatores necessários para se manter a qualidade ambiental do local, recursos ambientais e população.

Então, quer conhecer mais sobre o assunto ou fazer um estudo na sua região? Entre em contato por WhatsApp ou email e tire suas dúvidas!

Como se dá o Monitoramento Ambiental?

Normalmente, o Monitoramento Ambiental é feito em escalas, com reações específicas para o grau de alerta de determinado ambiente, podendo ser resumidos e divididos em micro escala e macro escala.

O primeiro é o em micro escala. É aquele em que o escopo é mais específico, por exemplo, uma fábrica que emite gases cujo impacto precisa ser estudado. Neste caso, o objetivo do monitoramento é garantir que as emissões atmosféricas do empreendimento atendam a legislação pertinente, não prejudicando a qualidade ambiental local.  

Já o estudo em macro escala, tem um escopo com maior abrangência, analisando áreas geográficas mais extensas, apesar de também ter um objetivo de monitoramento específico. Um exemplo é o monitoramento de obras rodoviárias focando na mitigação nos impactos negativos nos recursos naturais existentes ao longo das obras. 

O Monitoramento Ambiental é essencial para garantir a saúde do planeta em que vivemos. É uma forma de entender os nossos impactos além da sua evolução natural.

Então, se ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, quer conhecer mais ou entender como fazer um estudo de monitoramento ambiental, entre em contato conosco por meio do formulário abaixo.

Fale Conosco

Preencha com as suas informações abaixo que um de nossos atendentes entrará em contato.